Header Ads Widget

Pintor Estevão Silva foi o primeiro artista negro da acadêmia de belas artes

 O pintor Estevão Silva foi o primeiro artista negro da acadêmia de belas artes do Rio de Janeiro

Quadro melancia do pintor Estevão Silva
                                                              Quadro: Estevão Silva




Pintores pretos


    Pintor Estevão Silva

Pintor Estevão Silva  foto do acervo do Museu Afro Brasil
           Fonte: Museu Afro Brasil

O pintor Estevão Silva, nasceu em 1844 no  Rio de Janeiro e faleceu nesse mesmo estado em 1891, foi o primeiro artista negro da acadêmia de belas artes do Rio de Janeiro, contudo o pintor Estevão Silva não é o primeiro artista negro. Considerado um dos maiores pintores de natureza morta, Estevão Silva pode ter sido influenciado Agostinho da Mota. Contemporâneo de outros pintores importantes na história da arte, como: Almeida Júnior, José Ferraz de Almeida Júnior (Itu, 8 de maio de 1850 — Piracicaba, 13 de novembro de 1899); pintor do quadro caipira picando fumo de 1893, Belmiro de Almeida, Rodolfo Marabá, Antonio Firmino Monteiro, também se trata de um pintor negro.

Em 1880, Estevão Silva conviveu com o Grupo Grimm,(http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo537095/grupo-grimm), nesse mesmo ano ele protestou na presença do imperador Dom Pedro II, por não concordar com a premiação destinada a ele, na Academia Imperial de Belas Artes, pela punição imposta, ele ficou um ano sem poder lecionar naquela unidade de ensino, a academia onde ele se formou e depois lecionava.

Gonzaga Duque, escritor brasileiro disse: 'Não sei se já lhe aconteceu atarantar-se diante de gárrulo enxame de pássaro que, invadindo seu atelier, viesse beliscar as telas, mas posso afirmar que os seus quadros desafiam o nosso paladar' (Duque, 1895, p.219).

Alguns dos principais quadros de Estevão Silva: natureza morta de 1888, encontra-se no acervo da Pinacoteca de São Paulo; uma outra natureza morta de 1884; com uma melancia muito grande, de cor intensa e outras frutas no seu entorno; coleção de Reginaldo Bertolini. Um dos principais quadros deste pintor é uma natureza morta com figos e maracujá, além da obra, menino com melancia de 1889, um ano depois da simbólica abolição da escravatura.