Header Ads Widget

Belém da Cachoeira Bahia

 Distrito de Belém da Cachoeira Bahia 

imagem: Distrito de Belém da Cachoeira Bahia - Igreja Nossa Senhora de Belém
Belém - Igreja Nossa Senhora de Belém

Belém está localizado a  7 Km de Cachoeira, as margens da BA 502, vizinho dos povoados do Alecrim, Tupim, Boa Vista e o Cruzeiro no município de Conceição da Feira; Belém surgiu no século XVII, no entorno, da Igreja da Nossa Senhora de Belém, construída em 1686 dentro da proposta dos jesuítas da simplicidade. Belém é um dos distrito mais antigo do recôncavo baiano. A história de Belém, é marcada pela Igreja de Nossa Senhora de Belém, construída em 1686, já tem 335 anos de história. 

Duas grandes personalidades se destaca aos demais em Belém, o padre Alexandre Gusmão (Santos, 1695 – Lisboa, 31 de dezembro de 1753) e o Frei Antônio de Sant’anna Galvão (13 de maio de 1739 - 23 de dezembro de 1822) canonizado no dia 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI, frequentou a localidade por cinco anos, entre 1752 e 1757. 

imagem: Distrito de Belém da Cachoeira Bahia - Campo de futebol
Belém - Campo de futebol 

Crença Local

Relatos de milagres por parte de moradores locais, afirmam que algumas mulheres não que não conseguiam engravidar, ao deitarem no túmulo do Padre Alexandre Gusmão, poderia segundo a crença engravidar.

Uma lenda sobre o povoado de Belém, remete a crença de algumas pessoas mais antigas de que existia uma passagem secreta, dentro da Igreja Nossa Senhora de Belém, que vai sair em Cachoeira, ainda está lenda, seria para dar fuga aos moradores da cidade da Cachoeira em caso de ataque, nos tempos coloniais. 

Foto:  Represa de Belém - Cachoeira
Represa de Belém - Cachoeira em 2023

Atualidade

Atualmente a internet em Belém é de boa qualidade, uma vez que é disponibilizado, internet por fibra ótica.

O serviço de abastecimento de água é muito precário, com falta de água muito frequente.

Criminalidade está alta, contudo dentro da média nas demais localidades.

Trabalho

Existe poucas oportunidades de trabalho local, quase todas são trabalhos braçais, as poucas execução, são as ocupações públicas; tais como escolas, unidades de saúde e outros.

Economia 

A economia de Belém está voltada para o trabalho braçal, ligado a agricultura família, como: Produção de farinha de mandioca, batata doce, pimenta, feijão, milho, bananas, hortaliças, produção do azeite de dente, pimenta em conserva, fumo entre outro produtos. O extrativismo de frutas nativas: manga, jaca, caju, fruta pão, coco, acerola, produção de licor, pinha, mamão e outros.

Criação de gado, cabras, porco, galinhas caipiras, patos, marrecos, carneiros, psicultura e outros.

A avicultura é um dos setores mais importantes do município da Cachoeira, não fazendo parte da agricultura familiar, controlado pelas empresas de porte médio. 



Destaque na economia familiar 

A produção da mandioca e seus derivados são os principais produtos da agricultura de Belém da Cachoeira; o licor da Dona Nenzinha e do Sr. Luiz é o principal produto local, principalmente no período de São João; atende o consumo local, a  cidade e também atende outras localidades.

Potencial

Belém tem potencial para explorar economicamente o turismo rural, com a criação de uma pousada rural.

Personalidade Local 

A dona Angelina Cordeiro ou simplesmente dona Nenzinha, é na atualidade uma especie de arquivo vivo de Belém nas últimas 09 décadas, foi responsável pelo cartório da vila por muitos anos, ela  foi a primeira vereadora eleita de Cachoeira na década de 1970. Atualmente ela se ocupa da produção de licor caseiro.

Cartório

Cartório em Belém da Cachoeira – Bahia – Ofício de registro civil das pessoas naturais e tabelionato de notas – Belém da cachoeira

Comarca de Cachoeira

Data Instalação 03-10-1943

Telefone (75) 3425-1460



Publicidade

imagem: banner - SBM-Mais

SBM-Mais - Agência de Marketing Digital

Criação: Paulo Sérgio Souza
Micro Empresa Individual
Distante 1200 metros de Belém

Serviços
Criação de sites e otimização para mecanismo de busca
Formatação de computadores com os Windows 10 , 7 ou Linux
Pesquisas na internet
Recuperação de dados apagados acidentalmente de hd,
periféricos com cartão de memória e pendrive.

Localização