Sociedade Plural: Diversidade Cultural, Arte e Cultura Afro Brasileira...

Belém da Cachoeira Bahia

 Distrito de Belém da Cachoeira Bahia 




Imagem: Belém da Cachoeira Bahia



Belém está localizado a  7 Km de Cachoeira, as margens da BA 502, vizinho dos povoados do Alecrim, Tupim, Boa Vista e o Cruzeiro no município de Conceição da Feira; Belém surgiu no século XVII, no entorno, da Igreja da Nossa Senhora de Belém, construída em 1686 dentro da proposta dos jesuítas da simplicidade. Belém é um dos distrito mais antigo do recôncavo baiano. A história de Belém, é marcada pela Igreja de Nossa Senhora de Belém, construída em 1686, já tem 335 anos de história. 

Duas grandes personalidades se destaca aos demais em Belém, o padre Alexandre Gusmão (Santos, 1695 – Lisboa, 31 de dezembro de 1753) e o Frei Antônio de Sant’anna Galvão (13 de maio de 1739 - 23 de dezembro de 1822) canonizado no dia 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI, frequentou a localidade por cinco anos, entre 1752 e 1757. 


Crença Local

Relatos de milagres por parte de moradores locais, afirmam que algumas mulheres não que não conseguiam engravidar, ao deitarem no túmulo do Padre Alexandre Gusmão, poderia segundo a crença engravidar.

Uma lenda sobre o povoado de Belém, remete a crença de algumas pessoas mais antigas de que existia uma passagem secreta, dentro da Igreja Nossa Senhora de Belém, que vai sair em Cachoeira, ainda está lenda, seria para dar fuga aos moradores da cidade da Cachoeira em caso de ataque, nos tempos coloniais. 


Atualidade

Atualmente a internet em Belém é de boa qualidade, uma vez que é disponibilizado, internet por fibra ótica.

O serviço de abastecimento de água é muito precário, com falta de água muito frequente.

Criminalidade está alta, contudo dentro da média nas demais localidades.


Trabalho

Existe poucas oportunidades de trabalho local, quase todas são trabalhos braçais, as poucas execução, são as ocupações públicas; tais como escolas, unidades de saúde e outros.


Economia 

A economia de Belém está voltada para o trabalho braçal, ligado a agricultura família, como: Produção de farinha de mandioca, batata doce, pimenta, feijão, milho, bananas, hortaliças, produção do azeite de dente, pimenta em conserva, fumo entre outro produtos. O extrativismo de frutas nativas: manga, jaca, caju, fruta pão, coco, acerola, produção de licor, pinha, mamão e outros.

Criação de gado, cabras, porco, galinhas caipiras, patos, marrecos, carneiros, psicultura e outros.

A avicultura é um dos setores mais importantes do município da Cachoeira, não fazendo parte da agricultura familiar, controlado pelas empresas de porte médio. 


Destaque na economia familiar 

A produção da mandioca e seus derivados são os principais produtos da agricultura de Belém da Cachoeira; o licor da Dona Nenzinha e do Sr. Luiz é o principal produto local, principalmente no período de São João; atende o consumo local, a  cidade e também atende outras localidades.


Potencial

Belém tem potencial para explorar economicamente o turismo rural, com a criação de uma pousada rural.


Personalidade Local 

A dona Angelina Cordeiro ou simplesmente dona Nenzinha, é na atualidade uma especie de arquivo vivo de Belém nas últimas 09 décadas, foi responsável pelo cartório da vila por muitos anos, ela  foi a primeira vereadora eleita de Cachoeira na década de 1970. Atualmente ela se ocupa da produção de licor caseiro.


Cartório

Cartório em Belém da Cachoeira – Bahia – Ofício de registro civil das pessoas naturais e tabelionato de notas – Belém da cachoeira

Comarca de Cachoeira

Data Instalação 03-10-1943

Telefone (75) 3425-1460

Share:

Publicidade

Anuncio
Anúncio
Anúncio

Campanha: Doe Sangue, salve vidas!

Imagem: logo do EMOBA

Entre em contato através do telefone (71) 3116-5643, de segunda a sexta-fera, das 8h às 16h, ou envie um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br.



Anúncio



Publicidade

Anúncio

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego. Ao navegar pelo nosso site você concorda com a Política de Privacidade.