Header Ads Widget

Descoberta do Homo sapiens de 300 mil anos

 Descoberta do Homo sapiens de 300 mil anos no Marrocos na África 

Imagem de um cranio


Um grupo internacional de cientistas descobriu no país africano de Marrocos pelo menos cinco fósseis humanos com no mínimo 300 mil anos, a mais antiga evidência fóssil já registrada da espécie Homo sapiens.
A descoberta amplia história da espécie em pelo menos 100 mil anos. O fóssil de humanos mais antigo até agora tinha 195 mil anos havia sido desenterrado no leste da África, em Omo Kibish, na Etiópia.
No Marrocos onde os cientistas encontraram o Homo sapiens de 300 mil anos já tinham feito outras descobertas desde a década de 60 só que com materiais muito fragmentados e era muito difícil fazer a datação por ter também muita contaminação na hora da coleta ainda era os anos 60. Alguns falavam que era os Neandertal saídas Europa e foram para a África, porque o mar mediterrâneo era mais raso outras pessoas diziam se tratar do homo rabequense que teria sobrevivido pouco tempo depois eles teriam usado técnicas de datação de série de urano, uma datação que data diretamente o fóssil o que não tem nada a ver com a datação de urânio chumbo, usado para datar as primeiras rochas da terra, eles refizeram esta datação com esses fósseis novos e deu 300 mil anos, tem muitos matérias desde a década de 60 tirados deste lugar alguns bem completos outros bem quebrados, tendo uma mandíbula completa com a caixa craniana deformada, assim tiveram que passar por uma reconstrução digital pra fazer o formato do jeito que deveria ser uma que tenha os fósseis que estejam razoavelmente completos ainda que deformados, eram indivíduos de idade diferentes, desde crianças de 7 anos de idade até adultos havendo muita semelhança destes fósseis com os da Etiópia. Que eram os mais antigos até então de 200 mil anos atrás, algumas características anatômicas.