Header Ads Widget

Quilombolas: Ensino da História da África

 A história da África será ensinada em comunidades quilombolas de Cachoeira e São Felix


Imagem Quilombolas: Ensino da História da África
Imagem: Divulgação


A história da África será ensinada em comunidades quilombolas de Cachoeira e São Felix no recôncavo baiano, a iniciativa tem amparo na Lei Aldir Blanc; o projeto tem o apoio financeiro do governo do estado da Bahia, secretaria de cultura e outros.

O projeto Quilombo Criativo, terá 80 horas aulas, o projeto será lançado neste domingo (31), as 16h, no YouTube da Fundação Hansen Bahia. As atividades iniciaram no dia 02 de março.

O recôncavo baiano conta com 24 quilombos, para atender as comunidades quilombolas de Cachoeira e São Felix; as pessoas interessadas deste quilombos serão capacitados para atender nas comunidades o interesse em conhecer a cultura de matriz africana e fortalecendo o turismo étnico afro.



'Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.'

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.