Header Ads Widget

Racismo Estrutural Silvio Almeida

 Silvio Almeida foi o entrevistado do Roda Viva de  22 de junho de 2020, falou sobre o racismo estrutural. 

Foto de Silvio Almeida, autor do livro Racismo estrutural''

Silvio Luiz de Almeida é um advogado, filósofo e professor universitário. Autor do livro 'Racismo Estrutural', um livro muito importante sobre o tema, entre outros; ele preside o Instituto Luiz Gama, organização dedicada a inclusão das minorias.

Silvio Almeida foi o entrevistado no programa Roda Viva, no dia 22 de junho de 2020, a apresentadora começa fazendo a leitura dos direitos universais do homem no seu artigo primeiro; 'Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade'; declaração esta, que inspirou a nossa constituição. Sílvio Almeida, fala da importância de combater o racismo com política, pela educação, economia e que dependente de uma reeducação ideológica da  sociedade. 

A entrevista começa em torno do assassinato de um homem negro, George Floyd de 40 anos, que ocorreu nos Estados Unidos, no dia 25 de maio de 2020, depois de policias brancos, matar o homem por asfixia mecânica; o que resultou em protestos pelo  Estados Unidos e pelo mundo.

Os convidados foram: Joyce Ribeiro, Thiago Amparo, Flávia Lima, Paula Miralha e Paulo Cruz.

Assistir a entrevista completa ao Roda Viva