Paulo Sérgio Souza
Quadro: Rio Paraguaçu
Em 1986, ao visitar o Pelourinho na cidade de Salvador, Paulo Sérgio ficou impressionado com a arte naìf, na década de 1980, o centro histórico de Salvador Bahia vivia um paradoxo, se de um lado a região estava com muitos prédios em péssimo estado de conservação e em ruínas, além da decadência dos prostíbulos; os artista locais estavam voltados para o processo de criação, a arte naìf estava em efervescência, para organizar os diversos grupos de pessoas que compartilhavam os interesses em comum, depois de tarefa árdua foi criada a Associação dos Artistas Populares do Centro Histórico de Salvador, tendo como um dos principais criadores o pintor VAL-BA, curioso que nesta época os pintores tinham como costume de colocarem na composição dos seus nomes o sufixo (-BA), era a apresentação dos artistas desta comunidade ao país e ao mundo.
Sobre a arte naif
Arte naìf é a arte genuinamente brasileira, a que não sofreu influência da cultura externa; visto que por muito tempo o Brasil importava cultura do “velho continente”. A arte primitivista que consiste no fazer e a arte naìf, caracterizada pelo ver.
Educação artística: autodidata.
Total de quadro pintados
O pintor Paulo Sérgio não tem catalogado suas obras de arte criadas em mais de três décadas, se estima em torno de 3200 quadros, sendo mais de 95 por centro em acrílico sobre tela.
O quadro com mais significação
Um dos quadros mais emblemático pintado pelo pintor Paulo Sérgio foi uma tela para o também artista, Pirulito, no fanal da década de 1980; o quadro foi denominado: "Ordem a Busca do Progresso"; este quadro retratava a favela dos Alagados daquela época, com seus moradores circulando pelas palafitas.
A obra media 80 X 100 em acrílico sobre tela, o primeiro e segundo plano ficou para contextualizar o lugar esquecido pelo poder público municipal, no terceiro plano do quadro tinha muitas embarcações de pescadores locais.
Exposições do Pintor Paulo Sérgio
Galeria de Arte Jean-jacques ltda Rio de Janeiro - RJ
Galeria de Arte Koisa Nossa - Salvador - Bahia
Galeria de Arte Portal da Cor - Salvador - Bahia
Galeria de Arte Pouso da Palavra - Cachoeira - Bahia
Exposições
Centro Cultural Amélio Amorim – Feira de Santana – Bahia
Galeria II do SESC /SENAC - 10/03/1988 à 15/04/1988 Salvador – Bahia
Galeria II do SESC / SENAC – 25/08/1988 à 30/09/1988 Salvador – Bahia
Galeria do Hotel Meridien da Bahia 22/03/1989 à 30/03/1989 Salvador – Bahia
II Salão feirense de artes plásticas – Feira de Santana – Bahia
III Feirarte 12 à 20/10/1991. – Feira de Santana – Bahia.