Sociedade Plural: Diversidade Cultural, Arte e Cultura Afro Brasileira...

Pintor Paulo Sérgio

Paulo Sérgio Souza




Foto do quadro Rio Paraguaçu

Quadro: Rio Paraguaçu


Introdução
Paulo Sérgio Souza, nasceu na cidade de Salvador em 17 de setembro de 1963, com apenas alguns dias de vida o menino estava no distrito de Belém, município da Cachoeira. O interesse de Paulo Sérgio pela arte se deu quando o mesmo voltou da cidade do Rio de Janeiro em 1983 ao ouvir pelo rádio o anúncio de uma exposição de arte em giz de cera, por ser um material de fácil aquisição o jovem comprou uma caixa de giz de cera e papel, assim foram feitos os primeiros  desenhos, já com algum valor de mercado.

Com a necessidade de sobrevivência se impondo, Paulo Sérgio teve que estudar desenho mecânico, o artista não nascia naquele momento  de sua vida, somente no ano de 1986, ao visitar o Pelourinho Paulo Sérgio, começou a pintar seus primeiros quadros, foi uma época de muitas ebulição no centro histórico de Salvador; os pintores que produziam ou circulavam nesta época foram os artistas: Ivan Lima, Val-ba, Lena Bahia, Totonho, Di verde, Gil Abelha, Calixto Sales, Jó Silira, Bel Cica, Paulo Cica e muitos outros. Alguns artistas só viram para espaço de cultura anos depois ou até mesmo décadas. O comerciante de arte Evaldo já estava no Pelourinho bem antes, quase todos os artistas populares comercializavam sua arte com um intermediário.


Foto do Pelourinho, Salvador Bahia
Pelourinho Salvador Bahia

Em 1986, ao visitar o Pelourinho na cidade de Salvador, Paulo Sérgio ficou impressionado com a arte naìf, na década de 1980, o centro histórico de Salvador Bahia  vivia um paradoxo, se de um lado a região estava com muitos prédios em péssimo  estado de conservação e em ruínas, além da decadência dos prostíbulos;  os artista locais estavam voltados para o processo  de criação, a arte naìf estava em  efervescência,  para organizar os diversos grupos de pessoas que compartilhavam os interesses  em comum, depois de tarefa árdua foi criada a Associação dos Artistas Populares  do Centro Histórico de Salvador, tendo como um dos principais criadores o  pintor  VAL-BA, curioso que nesta época  os pintores tinham como costume de colocarem na composição dos seus nomes o  sufixo (-BA), era a apresentação dos artistas desta comunidade ao país e ao  mundo.



Sobre a arte naif 

Arte naìf é a arte genuinamente brasileira, a que não sofreu influência da cultura externa; visto que por muito tempo o Brasil importava cultura do “velho continente”. A arte primitivista que consiste no fazer e a arte naìf, caracterizada pelo ver.

Educação artística: autodidata.

Total de quadro pintados

O pintor Paulo Sérgio não tem catalogado suas obras de arte criadas em mais de três décadas, se estima em torno de 3200 quadros, sendo mais de 95 por centro em acrílico sobre tela. 

O quadro com mais significação 

Um dos quadros mais emblemático pintado pelo pintor Paulo Sérgio foi uma tela para o também artista, Pirulito, no fanal da década de 1980; o quadro foi denominado: "Ordem a Busca do Progresso"; este quadro retratava a favela dos Alagados daquela época, com seus moradores circulando pelas palafitas.

A obra media 80 X 100 em acrílico sobre tela, o primeiro e segundo plano ficou para contextualizar o lugar esquecido pelo poder público municipal, no terceiro plano do quadro tinha muitas embarcações de pescadores locais.


Exposições do Pintor Paulo Sérgio

Galeria de Arte Jean-jacques ltda  Rio de Janeiro - RJ

Galeria de Arte Koisa Nossa     - Salvador - Bahia

Galeria  de Arte Portal da Cor  -   Salvador - Bahia

Galeria de Arte Pouso da Palavra - Cachoeira - Bahia


Exposições 

Centro Cultural Amélio Amorim – Feira de Santana – Bahia

Galeria II do SESC /SENAC  - 10/03/1988 à 15/04/1988 Salvador – Bahia

Galeria II do SESC / SENAC – 25/08/1988 à 30/09/1988 Salvador – Bahia

Galeria do Hotel Meridien da Bahia 22/03/1989 à 30/03/1989 Salvador – Bahia

II Salão feirense de artes plásticas – Feira de Santana – Bahia

III Feirarte  12 à 20/10/1991. – Feira de Santana – Bahia.


Share:

Publicidade

Anuncio
Anúncio
Anúncio

Campanha: Doe Sangue, salve vidas!

Imagem: logo do EMOBA

Entre em contato através do telefone (71) 3116-5643, de segunda a sexta-fera, das 8h às 16h, ou envie um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br.



Anúncio



Publicidade

Anúncio

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego. Ao navegar pelo nosso site você concorda com a Política de Privacidade.