Header Ads Widget

Recôncavo Baiano

Recôncavo da Bahia

Imagem: jorgeribas, praia com conqueiro
Imagem: jorgeribas


O Recôncavo baiano é a região localizada em torno da Baia de Todos os Santos, não só limitada pelo litoral é mais abrangente.

Com clima muito parecido por estarem relativamente próximo com o mar, de onde muitas pessoas tiram seus sustentos, como por exemplo: Cachoeira, São Felix, Saubara, Santo Amaro, Candeias e outros municípios, algumas destas cidades ficam um pouco mais distante do litoral, ainda assim são beneficiado por um clima em comum. 

Cultura no recôncavo baiano

A região do recôncavo baiano ficou conhecido pelo pioneirismo no samba de roda, esta manifestação cultural teve seu início muito provavelmente no ano de 1860.

Além de ser conhecida pelo samba de roda, o recôncavo baiano é conhecido pelos seus heróis.


Municípios do Recôncavo baiano

Cachoeira, Camamu,   Candeias,   Castro Alves,   Conceição do Almeida,   Conceição do Jacuípe,  Dom Macedo Costa,   Governador Mangabeira, Maragojipe,   Muniz Ferreira,  Nazaré,   Salvador,    São Felipe,   São Francisco do Conde,    São Sebastião do Passé, Sapeaçu,  Simões Filho,   Teodoro Sampaio,   Terra Nova  e  Varzedo.


Grandes nomes  do recôncavo

Ana Nery, Ana Justina Ferreira Neri, nasceu em Cachoeira no dia 13 de dezembro de 1814.

Antônio Rebouças, Antônio Pereira Rebouças, nasceu em Maragogipe, 10 de agosto de 1798 – Rio de Janeiro, 19 de junho de 1880; foi um político e advogado brasileiro.

Antônio Rebouças Filho, Cachoeira, 13 de junho de 1839 — São Paulo, 24 de maio de 1874; foi um engenheiro militar brasileiro.

André Rebouças, Cachoeira 13 de janeiro de 1838 — Funchal, 9 de maio de 1898; foi um engenheiro, inventor, abolicionista e monarquista brasileiro.

Mário Gusmão, ator cachoeirano foi o primeiro negro formado na Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Teodoro Sampaio, nascido em Santo Amaro da Purificação, Um dos maiores engenheiros do país, além de geógrafo e historiador.

Alberto Guerreiro Ramos - Santo Amaro da Purificação, 13 de setembro de 1915 - Los Angeles, 6 de abril de 1982, foi um sociólogo e político brasileiro.