Header Ads Widget

Meritocracia: O que não costumam falar pra você

 A meritocracia não é um sistema justo, já que existem muitos fatores que influenciam no desenvolvimento de uma pessoa   

Imagem de um escritório

A meritocracia no censo comum é justificativa por seus defensores de que se uma pessoa consegue se dá bem é porque teve mérito; para os defensores da meritocracia, existe justiça nesse sistema de valores. O que é deixado de falar é que as pessoas  tem realidades familiares são diferentes, principalmente em ambientes   tão diferentes de competição, onde uns tem tanto e outros tem tão pouco, não existe igualdades de oportunidades.

Existe uma relação entre  o QI e nutrição, crianças bem nutridas vai se desenvolver melhor que aquelas que tem alimentação deficiente; aquela criança que foi bem alimentada vai sair na frete, vai ter maior chance de ser bem sucedida, enquanto aquelas que estão na base da  pirâmide, em média vão ser menos desenvolvidas.      

QI e o ambiente doméstico é outra argumentação contra a meritocracia; para uma pessoas que vive em um ambiente que os pais são analfabetos, os seus filhos vão ter maiores dificuldades de se desenvolver intelectualmente, enquanto em famílias que os pais são pessoas com um grau de instrução superior, vai ter maiores chances de que seus filhos se desenvolvam mais do que as famílias de pais analfabetos ou com pouco grau de instrução.


Imagem: Altura média masculina por país

                             Imagem: chartsbin

Nutrição e altura tem uma relação direta, segundo estudos demonstrarão, que existe uma relação entre a nutrição e a altura 

A meritocracia é um sistema injusto para a grande maioria das pessoas. Só daria pra aceitar a meritocracia como um sistema perfeito se vivêssemos um estado totalmente igualitário; em país onde muitos não tem o que comer, não tem dinheiro para comprar livros ou até mesmo uniformes; e outros tem dinheiro para cursar as melhores faculdades; onde está a meritocracia.