Header Ads Widget

Racismo Estrutural de Hegel aos dias atuais

Racismo Estrutural de Hegel aos dias atuais no Brasil 


Imagem: Racismo estrutural de Hegel aos dias atuais no Brasil


O Racismo Estrutural foi criado pelos europeus, a partir da necessidade de mão de obra para trabalhar no cultivo da cana de açúcar, no plantio do algodão, no extrativismo mineral e tantas outras ocupações. 

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (27 de agosto de 1770 - 14 de novembro de 1831) uma das mentes responsável pela criação das estruturas do Racismo Estrutural, ele  criou muitas teses racistas, ele dizia que a África não tinha história, para Hegel, um povo para ter história era preciso três coisas: Estado, Deus e Objetividade, para Hegel os povos africanos não tinham esses três elementos citados por ele, essas idéias serviram de base para o racismo científico. 

A África tem História;  a UNESCO coordenou um projeto dos mais importantes das últimas décadas; autores africanos, filósofos, sociólogos e historiadores, dão a sua perspectiva da história da África, desde o período pré-histórico até os dias atuais. Esse trabalho resultou em uma coleção a História Geral da África 8 livros para baixar (PDF).


Estima-se que a escravidão no Brasil começou entre 1538 e 1542, quando começou chegar os primeiros navios com indivíduos sequestrados na África. A escravidão  durou por volta de 350 anos, só tem 130 anos da Lei Áurea. Tanto Oliveira Viana como Sílvio Romero, disseram que a sociedade brasileira não iria se desenvolver porque era composta por três tipos de gente uma superior e duas inferior. Oliveira Viana e Sílvio Romero promoverão a ideia de embranquecimento da população.


Exemplo de lei racista nos EUA

Foram muitos os esforços feito por uma elite para atingir os negros, até mesmo criaram leis fortalecer o Racismo Estrutural, nos Estados Unidos criaram  leis racistas, como as leis de Jim Crow,  foram leis estaduais e locais que impunham a segregação racial no sul dos Estados Unidos.


Exemplo de lei racista no Brasil

"A Lei n. 1, de 1837, e o Decreto nº 15, de 1839, sobre Instrução Primária no Rio de Janeiro Artigo 3º São prohibidos de frequentar as Escolas Publicas: 1º Todas as pessoas que padecerem moléstias contagiosas. 2º Os escravos, e os pretos Africanos, ainda que sejão livres ou libertos. Está lei vai durar até 1934. Outras 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871".  Saber mais...


Exemplo de lei semelhante a cota racial que ninguém criticava

A Lei nº 5.465, também conhecida como "lei do boi", semelhante a lei de cotas racial, que não sofreu críticas.  


Lei nº 5.465, de 3 de julho de 1968; de forma mais abrangente a lei assegurava reserva de vagas tanto no ensino médio quanto em instituições superiores. Ainda, conforme a lei, 50% das vagas nos estabelecimentos de ensino médio agrícola e nas escolas superiores de agricultura e veterinária mantidos pela União ficariam disponíveis para atender às demandas de formação específica para alguns segmentos sociais. A Lei do boi foi revogada em 1985.


Os imigrantes ao chegar aqui no Brasil tinham direito a terra e ferramentas para plantar.

Lei de incentivo a imigração, dizia que eles eram bem vindos, desde que mão fossem  africanos.