Header Ads Widget

Pintor Firmino Monteiro

 Pintor Firmino Monteiro foi um dos maires pintores negro do século XIX

Imagem: Quadro Fundação do Rio de Janeiro
Fundação do Rio de Janeiro

Antônio Firmino Monteiro nasceu no Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1855, morreu na cidade de  Niterói, 3 de julho de 1888, foi um pintor brasileiro do século XIX, contemporâneo de Emanuel Zamour, Estevão Silva Horácio Hora e outro pintores famosos de sua época ele pintava principalmente paisagens e cenas pitorescas do Rio de Janeiro; Firmino Monteiro cursou a Academia Imperial de Belas Artes.

Imagem: Retrato de Firmino Monteiro Por Emma Mouroux
Retrato de Firmino Monteiro
Por Emma Mouroux

Firmino Monteiro, ingressa na Academia Imperial de Belas Artes na década de 1870, já em 1879, professores da Escola Belas Artes, indicam para compra o seu quadro "Exéquias de Camorim", esse quadro foi inspirado no poema de Gonçalves de Magalhães, "A Confederação dos Tamoios", o quadro se encontra na Escola Belas Artes.

Imagem: Capitão João Homem
Capitão João Homem

Um outro quadro famoso de Firmino Monteiro "Poema à Virgem", está exposto na Galeria do Século 19 do MNBA.

Um quadro importante de Firmino Monteiro, "Capitão João Homem", que se encontra no Museu Imperial de Petrópolis,  foi abjeto de critica do caricaturista de sua época, o Ângelo Agostini.

Na Exposição Geral de 1884, Firmino Monteiro, expões 27 quadros, dois desses quadros foram bem aceitos pela crítica: "A Morte de Camões" e "O Vidigal".