Sociedade Plural: Notícias de Cachoeira, Notícias Recôncavo Baiano, Arte e Cultura Afro Brasileira...

Notícias de Cachoeira, Recôncavo Baiano e Cultura Afro Brasileira

Imagem: negro no poder
Imagem: Paulo Sérgio

Opinião

Fatos e Opinião
Imagem: instrumento médico

Pandemia da Covid-19

Noticias da Covid-19
Imagem: Segundo autor

Empregos

Empregos no Recôncavo

Sociedade Protetora dos Desvalidos

  Sociedade Protetora dos Desvalidos e a resistência negra 


Imagem: Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos - Pelourinho
Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos - Pelourinho 

Fundada em 16 de setembro de 1832, a Sociedade Protetora dos Desvalidos é a primeira sociedade civil negra do Brasil, com 188 anos de resistência negra, a Sociedade surge em 1832 como  Irmandade de Nossa Senhora da Solenidade dos Amparos de Desvalidos, sob a liderança do trabalhador ganhador Manoel Vitor Cesar, juntamente com outros trabalhadores.

Com o tempo a entidade foi dividida formalmente em 1851 a entidade recebe o caráter civil, é então adotado o nome de  Sociedade Protetora dos Desvalidos, passa a ter sede na Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos no Pelourinho, Salvador Bahia. A partir de 1887 a Sociedade passa para o Largo do Cruzeiro de São Francisco onde se encontra até os dias atuais.   

A Sociedade Protetora dos Desvalidos surge com a marca da identidade racial em um momento que negavam esse tipo de atitude. 

Share:

Campanha: Doe Sangue, salve vidas!

Imagem: logo do EMOBA

Entre em contato através do telefone (71) 3116-5643, de segunda a sexta-fera, das 8h às 16h, ou envie um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br.



Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego. Ao navegar pelo nosso site você concorda com a Política de Privacidade.