Sociedade Plural: Notícias de Cachoeira, Notícias Recôncavo Baiano, Arte e Cultura Afro Brasileira...

Notícias de Cachoeira, Recôncavo Baiano e Cultura Afro Brasileira

Imagem: negro no poder
Imagem: Paulo Sérgio

Opinião

Fatos e Opinião
Imagem: instrumento médico

Pandemia da Covid-19

Noticias da Covid-19
Imagem: Segundo autor

Empregos

Empregos no Recôncavo

Universidade Zumbi dos Palmares promove luta antirracista

 Universidade Zumbi dos Palmares organiza Virada da Consciência e luta antirracista 


Imagem: Monumento da Renascença Africana

Criada em 2018 para promover reflexões sobre racismo, a Virada da Consciência deste ano ocorre de 18 a 22 de novembro. O evento é organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela organização não governamental (ONG) Afrobras e conta com o apoio da prefeitura de São Paulo. A programação inclui o Festival Afro Minuto, o Troféu Raça Negra, a Jornada da Diversidade, a BlackTekFest e a FlinkSampa.

“Como dizia o Nelson Mandela [ex-presidente da África do Sul], se as pessoas aprenderam a odiar ou a discriminar, então elas também podem ser ensinadas a amar”, diz o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, sobre a proposta da virada. Ele destaca que a Semana da Consciência Negra é um momento para refletir, mas também promover dimensões de pertencimento, identidade e trajetória do negro.

O Troféu Raça Negra de 2021 homenageia o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, ex-diretor do Balé da Cidade, que morreu este ano. A cerimônia ocorre na Sala São Paulo, em 21 de novembro. A ideia é destacar personalidades, negras ou não, que contribuem na luta antirracista e a favor da inclusão.

“Uma das ações antirracistas importantes é você construir heróis, e a proposta do troféu, na sua 19ª edição, é continuar fazendo isso, ou seja, nós precisamos identificar, destacar, celebrar os heróis e, ao mesmo tempo, prestigiar e agradecer àqueles que estão fazendo a luta todos os dias”, afirmou Vicente.

Em 2020, receberam a honraria, entre outros, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), a empresária Luiza Helena Trajano, a deputada federal Benedita da Silva, e o rapper e compositor Emicida. Já foram homenageados nomes como Cartola, Milton Nascimento, Mano Brown, Zezé Motta, Elza Soares, Martinho da Vila, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr, Jair Rodrigues e Wilson Simonal.

A Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (FlinkSampa) é outro evento que faz parte da virada. A ideia é valorizar a literatura, especialmente escritores negros que tratam das questões raciais, e aos jovens talentos, por meio de lançamentos e venda de livros. Atividades culturais, palestras e debates também fazem parte da programação.

Fonte: Agência Brasil 

Share:

Anúncio

Anúncio

Livro Racismo Estrutural - Silvio Almeida

Campanha: Doe Sangue, salve vidas!

Imagem: logo do EMOBA

Entre em contato através do telefone (71) 3116-5643, de segunda a sexta-fera, das 8h às 16h, ou envie um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br.



Anúncio

Anúncio

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego. Ao navegar pelo nosso site você concorda com a Política de Privacidade.