Header Ads Widget

Cachoeira: dona Dalva, completou 94 anos, nesta segunda (27)

 Cachoeira: Dalva Damiana de Freitas, completou 94 anos, nesta segunda-feira (27)


Imagem: Dalva Damiana de Freitas
Imagem: Divulgação / Prefeitura de Cachoeira 

Ontem (27)a nossa Doutora Honoris Causa, Dalva Damiana de Freitas, completou 94 anos de muita vitalidade, samba e amor pela cultura!

Dona Dalva do Samba é uma das personalidades mais importantes para a cultura de Cachoeira e todo o Recôncavo Baiano. Nascida em 27 de setembro de 1927, é filha do sapateiro e músico Antônio José de Freitas e Maria São Pedro de Freitas, charuteira. Dalva seguiu os passos da mãe, trabalhando na Fábrica de Charutos Suerdieck. Foi lá que nasceu, em 1961, o Samba de Roda Suerdieck.

Com as tábuas usadas para abrir as folhas de fumo, as charuteiras e sambadeiras davam ritmo às composições de Dalva. 

Seu grupo teve papel importante para que o Samba de Roda do Recôncavo da Bahia fosse tombado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial Nacional e posteriormente reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A sambadeira também foi responsável pela criação de outras ações culturais importantes como o Samba de Roda Mirim Flor do Dia, o Terno de Reis Esperança da Paz e o Terno do Acarajé, que faz parte da tradicional Festa D’Ajuda. E devido a esse legado tão extenso, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em 2012.

Feliz vida, Dona Dalva!

Fonte: Prefeitura de Cachoeira.