Header Ads Widget

Defesa Civil da Bahia cadastra famílias atingidas pelas chuvas

 Defesa Civil da Bahia cadastra famílias atingidas pelas chuvas para recebimento de benefícios no Extremo Sul

imagem; Defesa Civil da Bahia cadastra famílias atingidas pelas chuvas para recebimento de benefícios no Extremo Sul

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) apoia o serviço de cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que residem nos municípios atingidos pelas fortes chuvas no Extremo Sul. O trabalho é realizado junto com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Entre os itens que serão doados estão fogões e geladeiras, considerados essenciais, além de colchões e botijões de gás. O cadastramento, que está na fase inicial, já tem 385 famílias de quatro bairros do município de Itamaraju inscritas. O próximo município a receber as equipes será Jucuruçu.

A iniciativa obedece à Lei nº 14.390, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e sancionada em 14 de dezembro de 2021. A Sudec tem a prerrogativa de emissão de documento comprovando que os eletrodomésticos acima citados foram destruídos e levados pelas enchentes. Além disso, as famílias que querem receber os fogões e geladeiras precisam estar escritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Atualizando dados.

De acordo com os dados enviados pelas prefeituras, até a manhã desta quarta-feira (22), 66 municípios estão em situação de emergência devido às chuvas intensas. Foram registrados 3.336 desabrigados e 11.217 desalojados. O número de óbitos subiu para 16, após a morte de um homem em um acidente na BR-468, no trecho que liga Prado a Itamaraju, e a prefeitura de Ilhéus informar o falecimento de uma mulher, ocorrido na última segunda-feira (20). Ela estava hospitalizada devido a um soterramento ocorrido na cidade. Além disso, foram registrados 278 feridos, e a população afetada já passa de 300 mil pessoas.

Fonte: http://www.bahia.ba.gov.br/