Header Ads Widget

Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery será transferido para Cachoeira

 Conselhos Regionais de todo o país defendeu a mudança do MuNEAN para o município

 

imagem: Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery será transferido para Cachoeira 
Foto: divulgação / Prefeitura de Cachoeira

O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, atualmente sediado em Salvador, será transferido para Cachoeira, terra natal da patrona da Enfermagem e heroína nacional Anna Justina Ferreira Nery.
A Prefeita Eliana Gonzaga, em agenda na sede do Conselho Federal de Enfermagem com a Presidente Betânia Santos e representações de Conselhos Regionais de todo o país defendeu a mudança do MuNEAN para o município, e não faltaram justificativas para isso.
Além da transferência do Museu Nacional, Cachoeira sediará o COREN Recôncavo, e ainda neste ano receberá Encontro dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, reunindo grandes lideranças e referências da Enfermagem e das práticas em saúde do Brasil.
O MuNEAN desenvolve um importante trabalho ao reunir e preservar a história da nobre profissão e dos conselhos, além de ser um espaço de salvaguarda dos valores da enfermagem, um equipamento fundamental para todo o país. Trazer o Museu para a Casa de Ana Nery é mais um passo na valorização da memória, é voltar ao ponto de origem da história da enfermagem no Brasil.
   Em Cachoeira, o MuNEAN poderá reunir além do seu rico acervo, os restos mortais de Ana Nery, que estavam resguardados pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e foram cedidos ao município com a finalidade de enriquecer o acervo museológico, e uma ambientação que pretende promover uma viagem ao tempo, inserindo os visitantes em seu lugar de nascimento, infância e afeto.

   Fonte: Prefeitura de Cachoeira