Header Ads Widget

Festa da Boa Morte de Cachoeira 2023

A Irmandade da Boa Morte foi fundada por mulheres escravizadas no século XIX

foto: Irmandade da Boa Morte





Considerada uma das mais antigas irmandades do país, a Irmandade da Boa Morte é símbolo de fé, devoção e resistência, é uma sociedade religiosa e cultural de matriz africana localizada na cidade de Cachoeira, no estado da Bahia, Brasil. Ela é conhecida por sua história rica e por preservar tradições afro-brasileiras.

A origem da Irmandade remonta ao período da escravidão no Brasil. Durante esse período, muitos africanos foram trazidos para o país como escravos, trazendo consigo suas crenças, costumes e rituais religiosos. No entanto, devido à repressão e à proibição das práticas religiosas africanas, eles tiveram que adaptar suas tradições para sobreviver.

A Irmandade da Boa Morte foi fundada por mulheres escravizadas no século XIX, por volta de 1820. Sua principal finalidade era promover a preservação das tradições religiosas africanas, em particular, o culto aos ancestrais, conhecido como culto aos egunguns. As mulheres que integravam a Irmandade compartilhavam os mesmos costumes e tradições religiosas e se reuniam para celebrar rituais, orações e festas dedicadas aos seus ancestrais.

A Irmandade também desempenhou um papel importante na resistência contra a escravidão, ajudando escravos fugitivos e realizando atividades secretas em favor da libertação dos escravizados. Além disso, a Irmandade também foi um espaço de apoio mútuo entre as mulheres, fornecendo amparo social, espiritual e emocional.

Ao longo dos anos, a Irmandade da Boa Morte de Cachoeira cresceu em importância e visibilidade, tornando-se uma das mais antigas e respeitadas sociedades religiosas afro-brasileiras. Ela continua a existir até os dias de hoje, mantendo suas tradições e realizando rituais e festas anuais em honra aos seus ancestrais.

A Irmandade da Boa Morte de Cachoeira é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil e tem um papel significativo na preservação da herança africana e na promoção da igualdade racial. Sua história e legado são testemunhos vivos da resistência, resiliência e cultura afro-brasileira.

Confira a programação da Festa da Boa Morte  de Cachoeira 2023.  Click Aqui.