Header Ads Widget

Arte naìf na Bahia

Arte naìf em Salvador Bahia


Foto, corte do quadro Paraguaçu
                                                       Corte do quadro Rio Paraguaçu   


Definição de arte naìf

Arte naìf é a arte genuinamente brasileira, a que não sofreu influência da cultura externa; visto que por muito tempo o Brasil importava cultura do “velho continente”. A arte primitivista que consiste no fazer e a arte naìf, caracterizada pelo ver.


Pintores Naìf na Bahia

Calixto Sales;

Totonho;

Bida;

Jô Silara;

Gil Abelha;

Di Verdi;

Paulo Sérgio;

Roque Assis;

Irakitan Sá;

Bel Cica;

Paulo Cica;

Nadinho;

Ivan Lima;

Lena Bahia;

Paulinho Bahia;

Pedrinho;

Temo;

Marcio Sá;

João Alves;

Nery;

Franklin;

Raimundo Nonato;

Entre outros.


Galeria de arte Naìf

Galeria de Arte Jean-jacques ltda  -  Rio de Janeiro - RJ

Galeria de Arte Koisa Nossa   - Salvador - Bahia

Galeria  de Arte Portal da Cor  - Salvador - Bahia 


Perspectiva

A perspectiva é em muitos casos usada de forma discreta por parte dos pintores, já que representar todo o espaço da tela exigi figuras pequenas desde o primeiro plano até o terceiro; então seria verdadeiro afirmar que esta linguagem de pintura não tem perspectiva...Não afirmaria isso por ter embutido de forma subjetiva a leve e discreta diminuição da figuras que fazem parte dos elementos de composição, sem dizer que verificamos muito movimento, o desbancaria a noção de perspectiva de qualquer bom pintor acadêmico. Existe grupos de pintores que simplesmente ignoram  e fazem uso do preenchimento dos espaços, sobrepondo as casas em um casario como é o caso do Pelourinho.


Tinta

A tinta de longe a mais usada é a acrílica, por ter característica como: secagem rápida e brilho. Pelo fato de ter sua secagem muito rápida, permite ao pintor dar várias demãos de tinta para ter o resultado desejado, e em decorrência das várias camadas de tinta termina por deixar brilho intenso.


Temática

Alguns  lugares mais retratados em Salvador: 

Rua Alfredo de brito, Ladeira do Carmo, Igreja Nossa Senhora dos Passos, fundação Pierre Verger, fundação Jorge Amado, Terreiro de Jesus, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Igreja de São Francisco e Igreja Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos.   


Bienal Internacional de arte Naìf  em Socorro, interior de São Paulo

Bienal Internacional de Arte Naïf  Totem Cor-Ação.