Sociedade Plural: Notícias de Cachoeira, Notícias Recôncavo Baiano, Arte e Cultura Afro Brasileira...

Notícias de Cachoeira, Recôncavo Baiano e Cultura Afro Brasileira

Imagem: negro no poder
Imagem: Paulo Sérgio

Opinião

Fatos e Opinião
Imagem: instrumento médico

Pandemia da Covid-19

Noticias da Covid-19
Imagem: Segundo autor

Empregos

Empregos no Recôncavo

Heróis negros

Alguns dos heróis negros mais conhecidos no mundo, as histórias das lutas de uma minoria oprimida.


                                                           Nelson Mandela
Foto de Nelson Mandela
                                                               Imagem: Ben_Kerckx


As histórias das lutas de uma minoria oprimida, começou a partir do momento que os colonizadores, tomam posse das Américas, em nome de reinos europeus, precisando de mão de obra para trabalharem em suas terras e garantir a riqueza de indivíduos ou de verdadeiros palácios europeus. Muitas pessoas que se opuseram a essa dominação, foram duramente punidos; verdadeiros os heróis negros, lutaram ou lutam por uma sociedade igualitária; um mundo sem senhores dos destinos dos outros. Muitos foram os heróis negros no mundo, entre os quais podemos destacar: Harriet Tubman, Martin Luther King, Rosa Parks, Toussaint L'Ouverture, Agostinho Neto, Kofi Annan, Nelson Mandela e muitos outros. 


 Harriet Tubman (1822 – 10 de março de 1913), foi uma abolicionista americana e ativista; uma escravizada, Tubman escapou e, fez 13 missões para resgatar cerca de 70 pessoas escravizadas, incluindo familiares e amigos. 

Martin Luther King (1929 – 1968) foi um ativista norte-americano, lutou contra a discriminação racial e herói negro, tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964.

Rosa Parks Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks (Tuskegee, 4 de fevereiro de 1913 – Detroit, 24 de outubro de 2005), foi uma ativista negra norte-americana. Ficou famosa, em primeiro de dezembro de 1955, por se recusar a ceder o seu lugar no ônibus a um branco.

François-Dominique Toussaint L'Ouverture (20 de maio de 1743 – 8 de abril de 1803), Herói negro do século XIX,  foi o maior líder da Revolução Haitiana e, em seguida, governador de Saint Domingue, o nome do Haiti na época.

Antônio Agostinho Neto (Ícolo e Bengo, 17 de setembro de 1922 — Moscovo, 10 de setembro de 1979) foi um médico, escritor e político angolano. Foi Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979.

Kofi Atta Annan (1938 – 2018) foi um diplomata de Gana; foi o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001.

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

Frase atribuída a Nelsom Mandela:

'In my country we go to prison fisrt and then become President'

'No meu país, vamos primeiro para a prisão e depois nos tornamos presidente'.

Share:

Anúncio

Anúncio

Livro Racismo Estrutural - Silvio Almeida

Campanha: Doe Sangue, salve vidas!

Imagem: logo do EMOBA

Entre em contato através do telefone (71) 3116-5643, de segunda a sexta-fera, das 8h às 16h, ou envie um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br.



Anúncio

Anúncio

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego. Ao navegar pelo nosso site você concorda com a Política de Privacidade.