Header Ads Widget

Heróis negros

Alguns dos heróis negros mais conhecidos no mundo, as histórias das lutas de uma minoria oprimida.


                                                           Nelson Mandela
Foto de Nelson Mandela
                                                               Imagem: Ben_Kerckx


As histórias das lutas de uma minoria oprimida, começou a partir do momento que os colonizadores, tomam posse das Américas, em nome de reinos europeus, precisando de mão de obra para trabalharem em suas terras e garantir a riqueza de indivíduos ou de verdadeiros palácios europeus. Muitas pessoas que se opuseram a essa dominação, foram duramente punidos; verdadeiros os heróis negros, lutaram ou lutam por uma sociedade igualitária; um mundo sem senhores dos destinos dos outros. Muitos foram os heróis negros no mundo, entre os quais podemos destacar: Harriet Tubman, Martin Luther King, Rosa Parks, Toussaint L'Ouverture, Agostinho Neto, Kofi Annan, Nelson Mandela e muitos outros. 


 Harriet Tubman (1822 – 10 de março de 1913), foi uma abolicionista americana e ativista; uma escravizada, Tubman escapou e, fez 13 missões para resgatar cerca de 70 pessoas escravizadas, incluindo familiares e amigos. 

Martin Luther King (1929 – 1968) foi um ativista norte-americano, lutou contra a discriminação racial e herói negro, tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964.

Rosa Parks Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks (Tuskegee, 4 de fevereiro de 1913 – Detroit, 24 de outubro de 2005), foi uma ativista negra norte-americana. Ficou famosa, em primeiro de dezembro de 1955, por se recusar a ceder o seu lugar no ônibus a um branco.

François-Dominique Toussaint L'Ouverture (20 de maio de 1743 – 8 de abril de 1803), Herói negro do século XIX,  foi o maior líder da Revolução Haitiana e, em seguida, governador de Saint Domingue, o nome do Haiti na época.

Antônio Agostinho Neto (Ícolo e Bengo, 17 de setembro de 1922 — Moscovo, 10 de setembro de 1979) foi um médico, escritor e político angolano. Foi Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979.

Kofi Atta Annan (1938 – 2018) foi um diplomata de Gana; foi o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001.

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

Frase atribuída a Nelsom Mandela:

'In my country we go to prison fisrt and then become President'

'No meu país, vamos primeiro para a prisão e depois nos tornamos presidente'.