Header Ads Widget

Empreendedores negros no Brasil

As primeiras empreendedoras do Brasil 

 

Imagem: De licores do Grupo Produtivo Maravilhas do Quilombo do Tabuleiro da Vitória

As primeiras informações que se tem de pessoas pretas na condição de empreendedores, são as mulheres que eram "escravas de ganho", em um período de crueldade por parte da sociedade da época. Existe registro escritos e fotográfico do século XIX, que retratam mulheres negras empreendedoras, que comercializavam comidas no porto do Rio de Janeiro.  


A maioria dos empreendedor brasileiros são negros

A maioria dos empreendedor brasileiros são negros, seja pela composição de sua população, ou por condição estrutural. Proporcionalmente os pretos brasileiros são menos numerosos no mercado formal, empreendedor nem sempre é uma escolha, pode ser uma possibilidade de trabalho; assim sendo mais de 50% dos empreendedores brasileiros são negros.


Empreendedores negros no recôncavo baiano

O empreendedorismo de pessoas negras no recôncavo baiano é muito diversificado, geralmente são atividades de baixo investimento, desde as pessoas trabalhão com subprodutos da mandioca, como: beiju, tapioca e principalmente a fécula mandioca até as trabalham em atividades com maior grau de complexividade. Na cidade de Cachoeira no recôncavo baiano nos meses que antecede os festejos juninos, muitas pessoas fazer os "licor de São João", muito procurado nesta época.


Empreendedores nos quilombos de Cachoeira Bahia

A Associação de Mulheres através do Grupo Produtivo Maravilhas do Quilombo do Tabuleiro da Vitória, tem uma produção permanente de doces, licor e artesanato; as vendas são feitas por encomendas ou feiras. Esta iniciativa tem como objetivo o fortalecimento do empreendedorismo local composto exclusivamente com mulheres, e atende diretamente sete mulheres.

Produtos

Doces, licor e artesanatos.

Destaques para os os doces de jaca e o licor de aipim também o de capim santo.


Para o micro empreendedor que queira se formalizar

Portal do Empreendedor