Header Ads Widget

Narrativas históricas de mulheres negras soteropolitanas

 Historiadora apresentou artigo sobre narrativas históricas de mulheres negras soteropolitanas



Com o tema “Sexualidade e afetividade das mulheres negras em Salvador (1900-1920)”, aconteceu na última terça-feira (24) a segunda live da edição especial do Conversando com a sua História do mês de agosto.

Promovido pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), o encontro contou com participação da historiadora Ananda Sandes, que teve seu projeto contemplado no Prêmio Fundação Pedro Calmon do Programa Aldir Blanc Bahia na categoria memória.

Sob a mediação de Walter Silva, diretor do CMB, Ananda apresentou ampliação da sua pesquisa de mestrado que tem objetivo de discutir a preservação das narrativas históricas de mulheres negras soteropolitanas e as diferentes maneiras que estabeleciam sua sexualidade e afetividade no começo do século XX.

Ananda destacou que duas vias de investigação potencializaram sua perspectiva referencial: A sexualidade como possibilidade dos usos do corpo e o conhecimento que as mulheres da época tinham do próprio corpo; e a afetividade referindo-se às relações que tinham com as pessoas do convívio.

Para Ananda, pensar sexualidade e afetividade é entender o processo de institucionalidade do corpo. Como as mulheres viviam e se comportavam, “as práticas de vivência, sobrevivência e resistência de um cotidiano improvisado”, contou.

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/