Header Ads Widget

Uefs promove discussão sobre direitos da população negra

 Novembro Negro na Uefs discute sobre direitos da população negra e desafios na atualidade


Imagem: Uefs promove discussão sobre direitos da população negra

Levantar múltiplas discussões sobre as realidades que abarcam a população negra brasileira, sobretudo diante do contexto político e social atual caracterizado por retrocessos e negacionismo, são os objetivos do Novembro Negro 2021 na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Com o tema "Direitos da população negra: desafios contra um Estado conservador e autoritário", o evento faz parte da campanha que evidencia e recorda a luta da Consciência Negra. As atividades ocorrem online no período de 3 a 30 de novembro, via YouTube e Google Meet.

 A Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae) produziu a ação que conta com mesas-redondas, cursos, minicursos, seminários, rodas de conversa, contação de história, exposições de fotos virtuais, curtas e apresentação musical. Parceiros da comunidade universitária, entre eles grupos de pesquisas, núcleos, setores, associação e campi, realizam apoio ao evento.

De acordo com Renata Dias Souza, coordenadora geral da Propaae, a campanha tem grande importância para o setor e para a Uefs porque é a ocasião de reflexão e interação entre grupos, também entre a população em geral, em especial as pessoas antirracistas e que entendem a importância do combate ao racismo. "Neste ano, por conta de todas as retiradas de direitos, o grupo de parceiros que promoverão a atividade com a Propaae ressaltaram a importância da luta da população negra e antirracista".

"O Novembro Negro é um marco importante no calendário universitário, e por conta disso, mais do que nunca se faz necessário eventos de discussão, de comemoração, acima de tudo, de resistência, luta e articulação de novas ações para manutenção e ampliação dos direitos", contou a coordenadora sobre a definição da temática e relevância do evento para a universidade. O público-alvo das atividades é formado pela comunidade interna e externa da instituição.

Fonte: UEFS