Sociedade Plural: Diversidade Cultural, Arte e Cultura Afro Brasileira...

Escultor em madeira Doidão Bahia

 Escultor Doidão Bahia

Foto do Facebook do artista Doidão Bahia e uma escultura grande
Foto: Facebook do artista     

José Cardoso Araújo (Doidão Bahia), nasceu na cidade da Cachoeira no dia 13 de outubro de 1950, filho da dona Heliodora Cardoso de Araújo, sobrinho dos escultores, Boaventura da Silva Filho (Louco) e também do escultor, Clóvis Cardoso da Silva (Maluco) e irmão do também escultor Dory (Lourival Cardoso de Araújo)(1949 – 2009); que começou trabalhar com ele até adquirir autonomia profissional.

 Doidão partiu jovem para Salvador, onde teve contato com o comércio de arte, mantendo-se próximo a Carlos da Silva Teixeira, compadre do Louco, dono de uma galeria no Mercado Modelo, que se tornaria especializada na venda de peças da família. O esforço pessoal no trabalho do escultor, a expressividade de suas peças e o seu acabamento concederam ao artista reconhecimento. Hoje Doidão tem trabalhos expostos em museus e coleções particulares em vários países do mundo.

Doidão tinha predominante a temática afro-brasileiro, era muito comum o artista retratar os orixás, como: Iansã, Exu, Iemanjá entre outros, um de seus trabalho artístico foi denominado, (Santa Seia dos orixás), o que revela muito da influência do sincretismo religioso até os dias atuais. 

José Cardoso Araújo, foi presidente da associação de moradores do povoado do Alecrim e também tentou uma vaga na câmara de vereadores da Cachoeira — Bahia, Doidão Bahia, espalhou suas obras e de muitos outros artistas da cidade da Cachoeira pelo litoral norte da Bahia, uma vez que o mesmo, era um ótimo artista e também era um comerciante de arte.

 No dia 23 de setembro de 2017, o José Cardoso Araújo mais conhecido como Doidão feio a falecer de causas naturais.

José Cardoso de Araújo (Doidão Bahia). Ateliê do artista na Rua Ana Nery, 42. Cachoeira - Bahia.

Share:

Publicidade

Anuncio
Anúncio
Anúncio

Campanha: Doe Sangue, salve vidas!

Imagem: logo do EMOBA

Entre em contato através do telefone (71) 3116-5643, de segunda a sexta-fera, das 8h às 16h, ou envie um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br.



Anúncio



Publicidade

Anúncio

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego. Ao navegar pelo nosso site você concorda com a Política de Privacidade.