Header Ads Widget

Prefeita Eliana Gonzaga

 Prefeita Eliana Gonzaga, primeira mulher negra a administrar a cidade da Cachoeira


Foto: Prefeita Eliana Gonzaga, primeira mulher negra a administrar a cidade da Cachoeira
Foto: Rede Social da prefeita 

Eliana Gonzaga de Jesus, foi eleita prefeita no dia 15 de novembro de 2020, sendo a primeira mulher negra a ser eleita prefeita da cidade da Cachoeira localizada no recôncavo baiano. Com 55,94% dos votos, Eliana Gonzaga venceu, o até então prefeito Tato Pereira, segundo colocado, que obteve 42,37% válidos.

Origem 

Eliana Gonzaga, tem sua origem ligada ao movimento sindical e a agricultura familiar, a partir dessa base eleitoral, foi eleita vereadora no ano de 2012, pelo PRB, com 609 votos e no ano passado (2020), pleiteou o cargo de prefeita da cidade histórica da Cachoeira, logrando êxito, apesar de muitas dificuldades enfrentadas, tanto pelo fato de ser mulher, e também negra. 

Convênios com destaques da Prefeitura na gestão de Eliana Gonzaga

Prefeitura firma convênio de R$1,2mi anual com a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira.

 Demandas:

Cachoeira tem muitas demandas em seu extenso município de 395 quilômetros quadrados, tem muitas estradas em péssimo estado de conservação, problemas com a coleta de lixo, principalmente na zona rural que se estende da Lagoa até o povoado de São Francisco do Paraguaçu, região limítrofe com o rio que margeia a cidade. O município tem muitas outras demandas acumuladas. 

Belém da Cachoeira, distante 7,5 Km do centro da cidade, as margens da BA 502, vizinho dos povoados do Alecrim, Tupim, Boa Vista e o Cruzeiro no município de Conceição da Feira; precisa de muita atenção por parte da gestora municípal.

Coligação:

Com algumas contradições aparentes de cunho ideológico, a coligação do seu partido ao qual Eliana Gonzaga, está afiliada o Republicanos, ligado a IURD (Igreja Universal); partido que a nível nacional é reconhecidamente representante dos interesses da elite e no outro extremo o partido marcado desde 1965 as lutas de classes, o PC do B; passando pelo PSB, PV e Solidariedade. Mesmo entendendo que a dinâmica das coligações a nível local tem uma outra abordagem; é importante ver como vai ficar até o fim do mandato da prefeita Eliana Gonzaga, que vai precisar de muito trabalho e dedicação, e porque não um pouco de sorte.

Secretariado Prefeitura Municipal da Cachoeira - 2021

Cachoeira - Terra Mãe da Liberdade

Prefeita  Eliana Gonzaga 

Vice-prefeita - Cristina 

Secretaria de Administração - Roberval de Farias Araújo Jr.

Secretaria de Planejamento e Finanças - Emerson Ferreira de Jesus

Secretaria de Educação - Carlos Roberto Gomes Franco

Secretaria de Saúde - Maria José Souza Silva

Secretaria de Cultura e Turismo - Davi Rodrigues 

Secretaria de Obras e Meio Ambiente - Edmilson Alves Damasceno

Secretaria de Transportes e Trânsito - Fábio Coqueiro 

Secretaria de Esportes - Júlio César Costa Sampaio 

Secretaria de Agricultura e Pesca - Crispim Gomes Moreira

Secretaria de Reparação e Igualdade Racial - Nailton dos Santos Gertrudes

Secretaria de Ordem Pública - João Carlos Pereira Gomes

Departamento de Turismo - Carlos Eduardo Morais 

Departamento de Defesa Civil - Pedro Erivaldo 

Departamento de Relações Institucionais - Cleber Brito.

Em entrevista para a TV Record Bahia a  Prefeita Eliana Gonzaga denuncia ameaças de morte

A Prefeita Eliana Gonzaga, fala que está sendo alvo de ameaças de morte na cidade da Cachoeira, desde a sua eleição que se deu no dia 15 de novembro de 2020. Eliana fala da morte de um apoiador das eleições, o Ivan Passos; que veio tombar em frente a delegacia de polícia da cidade, após ser alvejado por vários tiros no dia 15 de novembro; segundo a prefeita o Ivan Passos foi vitimado com 10 tiros e fala da relação da quantidade de  tiros com o número da sua sigla partidária o Republicanos que é o 10; para Eliana pode não ser uma coincidência. Em seguida a prefeita fala de uma suposta lista que está circulando na cidade com os nomes de  pessoas que irão ser assassinadas.

Sobre o assassinado de Georlando da Silva Conceição, de 35 anos, que foi candidato a vereador nas eleições de 2020 pelo Republicanos, que ocupava a função de Coordenador de Obras do Município da Cachoeira, foi o segundo apoiador da prefeita a ser morto; Eliana diz que o mesmo foi alvejado com 19 tiros, o que deixou o rosto todo desfigurado.